Novo álbum de Fred Martins chega às plataformas digitais em 7 de maio, sexta-feira, e será lançado em simultâneo no Brasil e na Europa
O concerto de lançamento será no dia 8 de maio, sábado, às 17h, na Quinta Camélia Gardens em Sintra
O concerto terá a participação especial de Joana Amendoeira e Nancy Vieira será transmitido ao vivo no canal do YouTube da Biscoito Fino
O novo álbum do cantor, compositor e violonista brasileiro Fred Martins chama-se Ultramarino. Este é o sétimo álbum do artista, que vive há quatro anos em Portugal depois de uma temporada de sete anos na Espanha. Boa parte das canções deste disco foi composta no período em que Fred viveu entre os dois países.
Gravado no ano de 2019 em Lisboa, o álbum será lançado nas plataformas digitais simultaneamente pela gravadora brasileira Biscoito Fino e pelo selo europeu Alfa Music no dia 7 de maio. Um concerto de lançamento foi marcado para o dia seguinte, 8 de maio, em meio ao cenário espetacular da Quinta Camélia Gardens, em Sintra. A apresentação em formato voz e violão terá a participação especial da fadista Joana Amendoeira e da cabo-verdiana Nancy Vieira.
Ultramarino nasce do encontro com o premiado produtor musical e engenheiro de som Hector Castillo (ganhador de quatro Grammys Latinos e colaborador de David Bowie, Björk, Lou Reed e Philip Glass, entre outros), que deixa registrado este depoimento a seguir, captado em vídeo nos bastidores das gravações:
“Do ponto de vista pessoal, Fred Martins é um indivíduo incrível. Do ponto de vista profissional, é um músico extremamente habilidoso no instrumento que toca. É muito fácil trabalhar com ele, pois a qualquer indicação que seja feita, ele realiza os ajustes facilmente e com muita rapidez. Este álbum talvez tenha uma sonoridade mais universal, mas sem dúvida é brasileiro e feito em Portugal”.
“Nós resolvemos trazer para este disco a proposta de valorizar a trama criada em performance voz & violão de Fred (sempre gravados ao mesmo tempo) e inserir detalhes acústicos e eletrônicos, chegando a uma atmosfera onírica e intimista”, revela Hector Castillo.
Ultramarino conta também com participação dos grandes músicos em perfeito alinhamento com a proposta do álbum: Lui Coimbra (violoncelo), Glenn Patscha (teclados), Walter Areia (contrabaixo), Chris Wells (percussão), Jed Barahal (violoncelo), Rolando Semedo (baixo), Mili Vizcaíno (voz), Luis Coelho (guitarra Portuguesa), Jaques Morelenbaum (cello) e Marcio Dhiniz (bateria).
O repertório tem como fio condutor a sua base musical carioca de linhagem bossanovista, transita ainda pelo blues e por sonoridades de influência moura (árabe), reafirmando a conexão musical entre África, Península Ibérica e Brasil. Os arranjos são todos de autoria do próprio Fred Martins.
Entre as treze faixas do disco, doze são inéditas, como o samba A filha da Porta-bandeira (Fred Martins/Alexandre Lemos), uma homenagem ao universo do samba, mais especificamente a escola Estação Primeira da Mangueira, na figura da filha da porta-bandeira; a canção Zona Sul (Fred Martins/Marcelo Diniz) que faz parte do grupo de canções mais “cariocas” do álbum e remete diretamente à bossa jobiniana ou ao samba-canção, musicalidade de base de Fred Martins; Fado Crioulo (Fred Martins/Alexandre Lemos), onde Fred Martins submerge no universo fadístico, aqui um tanto “transfigurado” pela bagagem harmônica brasileira; Colibri (Fred Martins/Marcelo Diniz) que celebra a leveza necessária para encarar tempos duros como o nosso, e Poema Velho (Fred Martins/Manoel Gomes), que traz muita da musicalidade ibérica presente no Brasil nordestino.
Lançamento do álbum Ultramarino
Nas Plataformas Digitais: 7 de maio, sexta-feira (Biscoito Fino/ Alfa Music) – Pre-save linktr.ee/fredmartins
Concerto de Lançamento: 8 de maio, sábado às 17 horas
Fred Martins – Voz e violão
Paticipação especial: Joana Amendoeira e Nancy Vieira
Local: Camélia Gardens – Rua Rodrigo Delfim Pereira, Jardim da Vigia, 2710-500 Sintra, Portugal.
Entrada somente mediante reservas antecipadas pelo email violaovoz2021@gmail.com
Capacidade: 50 pessoas (cumprindo todas as regras de proteção indicadas pela DGS)
Estacionamento no local.